sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Dicas de 15 anos

1. ESCOLHA DO TIPO DA FESTA

Não existem regras precisas quanto ao seu ritual, o que significa uma certa liberdade de escolha para a aniversariante. Mas há duas opções de festividade: a coletiva e a individual. 
Veja a que melhor se encaixa às suas intenções.


FESTAS COLETIVAS

As festas coletivas são organizadas por clubes ou senhoras da sociedade. Neste caso, você deverá se inscrever no evento e seguir as regras estabelecidas pelos organizadores.
A organização do evento permite, nesse caso, que você convide um número limitado de pessoas. 
Você dançará a valsa com um par designado pelos organizadores, além da valsa com o pai ou padrinho. Neste tipo de evento é comum que um ator de televisão seja convidado para apresentar a cerimônia.
Ele chamará cada uma das debutantes e as entregará, uma a uma, para os pares designados. 
Em alguns casos, ele dançará, ao  menos uma valsa, com cada uma das moças.
A equipe encarregada da organização do evento ensina todos os movimentos para as participantes, e geralmente reservam uma das valsas para que você dance com o seu pai. 
A valsa com o pai é tradicional na festa de debutantes. 
É sempre um dos pontos altos da cerimônia, um momento de grande emoção e vale a pena ser conservado.


FESTAS INDIVIDUAIS
As festas individuais são um pouco mais complicadas. 
Isso porque a organização de um evento de qualquer tipo dá bastante trabalho, e requer cuidado em pequenos detalhes.
Existem profissionais especializados na realização de eventos, e é sempre uma alternativa contratá-los.
Os estilos de festas variam muito, indo do tradicional ao moderno, onde vale misturar valsa com dance music.
A moderna tecnologia oferece mil e um efeitos especiais: telões, luzes, raio laser, fogos de artifício, Dj da moda. 
Tudo isso, fica melhor se tiver um ator global como mestre de cerimônia.
Geralmente, nas festas de debutantes serve-se um jantar aos convidados e, à meia noite, com a valsa, o baile se inicia. 
Também é servido um bolo, acompanhado de docinhos.
Existem várias variações, mas o básico é esse.
O vestido deve ser novo, geralmente branco, mas tons claros são aceitáveis. 
Ao final da festa cada convidada receberá uma lembrança do evento.
No caso de optar por organizar a própria celebração, você deverá, primeiramente, escolher o local da festa. 
Existem salões de bom tamanho nas diversas capitais e grandes cidades do interior.


Dicas

Para reduzir as despesas surgiram as festas em dupla. 
Cada aniversariante convida seus amigos. 
Então, quem está nas duas listas recebe dois convites, e os gastos divididos.

Se você optou por fazer uma festa coletiva você não terá o que se preocupar pois a organização fica  
por conta do clube ou senhoras da sociedade.

Já se você optou por fazer a festa individual 
Bem, vamos começar pela hipótese de você ter condições de realizar a festa em um buffet. 
Neste caso, você deve pesquisar e separar pelo menos 3 que lhe sejam 
compatíveis financeiramente e aí devera se certificar:-
- haverá lugar para todos os seus convidados
- quais os serviços oferecidos por ele.


- Agora, se você não puder contratar um buffet, procure um espaço 
que você tenha certeza que irá acomodar seus convidados (ex. salão de festas do prédio) ou convide apenas o número de pessoas que ficarão bem acomodados no espaço que você já possui, e então poderá alugar mesas e cadeiras e até mesmo toalhas e todo material necessário para poder servir seus convidados. 
Deverá então procurar um decorador e também contratar alguém para fazer os salgados bolos e doces ou encomendar de pessoas especializadas.

- Uma jovem católica que faça parte do coral da igreja da sua paróquia poderá festejar os 15 anos com uma missa cantada, igreja ornamentada com rosas ou flores do campo ou só margaridas, e depois, no salão da própria igreja, apenas um bolo, docinhos, champanhe e refrigerantes. 
Este sistema é pouco usado, mas é bonito e não é muito dispendioso.  Nada impede que seja usado por pessoas de outras religiões nos seus respectivos templos.

Sempre lembrando que nos dias de hoje, nem todos podem seguir a risca a tradicional festa, então faça de acordo com o seu orçamento!

2. À ROUPA

O que se costuma fazer neste evento é se reservar dois vestidos.
Um para receber os convidados (deve ser em tons pastéis) e outro branco para a hora da valsa. 
Se isso for possível ótimo, senão use somente o vestido branco ou champagne.

Porém não se esqueça que a debutante não é uma noiva! 
A jovem deve se apresentar elegantemente, mas de acordo com a idade.
 O modelo da debutante deve ser chique e elegante, nunca extravagante.
Uma boa idéia é procurar um(a) estilista ( nem sempre é uma opção cara, afinal o máximo que pode acontecer é você não fazer com ele(a).


Sapatos forrados 

Cuide para que os pés estejam bonitos porém confortáveis, um sapato apertado, estragaria a noite de sua filha, seu marido e a sua!!!

Luvas 
que manterá enquanto dançar

Perfume 

também deve se escolhido com carinho, algo delicado

Não se esqueça de garantir, com antecedência, que seu cabelo e sua maquiagem estejam perfeitos.A maquiagem deve ser discreta e o cabelo cuidado, mas bem simples.
Procure pelo menos três profissionais e faça testes para não ter nenhuma decepção no dia da festa. Não se esqueça que para a sobrancelha estar perfeita, o profissional precisa trabalhá-la com antecedência; assim como os cabelos que para terem brilho e estarem soltos, 
necessitam de varias hidratações e bons xampus!!!


estética é sempre importante, imagine para uma adolescente. Por isso, se possível preocupe-se também com isso. Uma certa antecedência, no mínimo 3 meses, procure uma estética para garantir que o corpo e a pele estarão em ordem. Sua filha deve se sentir realmente uma princesa, "com tudo em cima"!

O mocinho neste caso, sempre de smoking (o par).
O traje dos convidados você decide.
- À rigor ( smoking para homem e vestido de noite para mulher não necessariamente longo),
- Social (terno para homens, de preferência escuro, e vestidos curtos para as mulheres),
- Esporte fino ( blazer ou terno claro para homens, vestidos para mulheres ). 
Esporte fino não admite jeans e camiseta. 
Para as mulheres, há opções como pantalonas, por exemplo, desde que em tecidos adequados.


3. PRESENTE E MAIS PRESENTE

Flores e presentes devem ser enviados na véspera ou no dia.
Mas, como muita gente leva pacotes na hora, perto da entrada fica uma mesa onde uma irmã menor ou uma amiga da aniversariante colocará os embrulhos depois de anotar quem deu, caso não haja cartão. 
Eles só serão abertos mais tarde.

E o presente...
-  uma jóia seja ela pequena e discreta ou não, é e será sempre um presente eterno...
- flores
- relógio
- mensagem ao vivo
- uma serenata
- roupas
- etc..


4. CINCO PONTOS BÁSICOS Quando se enviam os convites?

Se o traje for recepção ou de gala, no mínimo trinta dias antes da festa. 
Caso seja passeio, bastam vinte dias.

Quem recebe os convidados?
A aniversariante os recebe na entrada do salão, junto a um arranjo de flores.
Onde ficam os pais?
Quando vão parentes e amigos da família, eles também os recebem na entrada.

É obrigatório dançar a valsa?
Hoje nada é obrigatório. Quem opta pela valsa em geral dança primeiro com o pai, depois com o padrinho e o namorado.

Quem dança a primeira valsa na falta do pai?
Na falta deste, com o tio, padrinho, primo ou o irmão mais velho.

Que tipo de música toca?

Durante o coquetel ou jantar é tranqüila, após a valsa vem música animada, para dançar. 
Está em alta contratar um DJ  para comandar o som da festa


5. QUEM CONVIDA?
Quando a festa inclui amigos dos pais da menina, eles convidam. 

Pode-se escrever assim no convite: 
"Fábio Figueiras e Mônica Peixoto convidam para a festa de 15 anos de sua filha Mariana".

Se a reunião é só para gente jovem, inverte-se a ordem: 
"Mariana, filha de Fábio Figueiras e Mônica Peixoto, convida para sua festa de 15 anos".


7. VOCÊ OPTOU POR - SALÃO DE FESTAS DO PRÉDIO
Planeje essa festa com atenção, pois é uma data muito especial. A escolha de comemorar em sua casa é muito simpática e bonita, por isso capriche!
Planejamento
Para que sua festa seja organizada com rapidez, você poderá seguir esse planejamento.

Reserve o salão de seu condomínio e verifique toda sua infra-estrutura, considerando que,  para os mais  velhos deverá ter mesas e cadeiras, e ambientes com (opcional) sofás e poltronas para os mais jovens. 

Lembre-se de verificar como está a cozinha e os banheiros do salão de festas.

Escolha a empresa que fornecerá os alimentos e bebidas. Você pode escolher entre contratar uma banqueteira ou um buffet em domicílio que,   em geral, fornece tudo o que é necessário para a festa, desde as toalhas até o café final.

Defina as bebidas alcoólicas que serão servidas por ocasião da festa.

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